sábado, 23 de abril de 2011

DECORAÇÃO E ARQUITETURA DE INTERIORES: Pedras decorativas

Conheça as opções de pedras naturais e industrializadas


O uso das pedras na decoração pode dar um efeito muito bonito e elegante na decoração dos ambientes, sendo uma forma de levar a natureza para dentro de casa com elegância e sofisticação.

Resultado de movimentações geológicas acontecidas há milhões de anos, as pedras naturais sempre foram utilizadas pelo ser humano desde os primórdios da civilização. Nos nossos dias elas continuam a ter um importante papel na construção e decoração de edifícios. Além de poderem carregar um pouco de história, humanizam os espaços e remetem à natureza e às sensações de bem-estar tão valorizadas hoje. A presença de pedras na decoração dá um ar mais natural ao ambiente, sendo como que um retorno à natureza e à essência do ser humano.

Ao optar pelo uso de pedras na decoração de residências, o que depende muito do gosto pessoal do seu proprietário, existe, mesmo que de forma inconsciente, uma vontade de estar mais próximo do que é natural.

Como cada pedra tem características próprias, é aconselhável procurar um arquiteto, o qual ajudará a escolher a melhor pedra para cada situação, evitando assim o desgaste precoce da mesma e os conseqüentes prejuízos econômicos.

A escolha de pedras para a decoração é uma boa opção porque são de grande durabilidade, além da beleza e grande variedade de cores e texturas.

Mas para quem quiser decorar a sua casa com estes materiais, também existem as pedras industrializadas, que produzidas com tecnologias modernas, são produtos de grande beleza, qualidade e durabilidade.

Abaixo estão alguns exemplos de pedras naturais e industrializadas, agrupadas nas principais categorias comercializadas:


Pedras naturais


Granitos

O granito é uma rocha natural, bastante utilizada na construção civil, em pisos e revestimentos, por suportar grandes esforços mecânicos e de alto tráfego. É uma rocha de formação ígnea, podendo ser encontrado em várias tonalidades e variações de cores, com veios e diferentes pigmentações bastante aparentes.
textura do Azul Bahia
Azul Bahia


Mármores

O mármore é uma pedra natural, bastante antiga e muito utilizada em obras de arte, pisos e revestimentos. É conhecido pelo luxo e sofisticação que transmite aos ambientes nos quais está presente, sendo de cores variadas e veios contínuos. O mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão.
textura do Arabesco Cappadocia
Arabesco
Cappadocia


Travertinos

Os travertinos são rochas naturais, de cores claras e normalmente utilizados em sua forma bruta. Originam-se em águas termais e não apresentam nenhum vestígio de plantas ou animais. É uma rocha bastante resistente, muito usada na decoração de ambientes internos e externos, pisos, revestimentos e fachadas. 
textura do Travertino Romano
Travertino Romano


Limestone

O limestone é uma rocha natural, de formação calcária, bastante utilizada na arquitetura mundial. Possui grande flexibilidade de aplicação, sendo muito utilizado em ambientes internos e externos, garantindo uma aparência natural ao espaço.
Limestone - Limestone Blue Marine
Limestone Blue Marine


Pedras industrializadas


Marmoglass

O Marmoglass é um material industrializado produzido com pó de mármores e vidro. É muito duro, resistente e não risca. De superfície fina e cor uniforme, proporciona um brilho intenso. A absorção de líquidos é quase nula. É resistente a corrosivos, alcalinos, ao calor e não mancha. Fácil de limpar. Pode ser utilizado em todos os ambientes interiores e exteriores.  
Marmoglass - Marmoglass Bege
Marmoglass Bege


Silestone

Silestone é um composto constituído por 94% de quartzo natural, sendo por isso muito resistente e durável. Pode ser utilizado em cozinhas, banheiros, pisos e revestimento de parede, utilizando o mínimo de juntas. Está disponível numa grande variedade de cores.
Silestone - Silestone Amarelo Dream
Silestone Amarillo dream

QuartzStone

QuartzStone é um composto, principalmente de quartzo, o que lhe garante dureza e durabilidade. Apresenta absorção quase nula à água e possui ação antibacteriana. Possui grande variedade de cores e desenhos. Alta resistência e fácil manutenção.
Quartz-Stone - Branco Stellar
QuartzStone Branco Stellar


Fontes: Consentino, QuartzStone, ChinaMarmoglass, COOPERGRAN

Um comentário:

  1. Sou apaixonado por decoração com pedras, eu sou de Belo Horizonte-MG e sempre que preciso de pedra, principalmente a pedra São Tomé eu vou na Romanó Pedras.
    Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir