sábado, 20 de julho de 2013

ARQUITETURA: Casa MIMA, uma casa modular revolucionária

A MIMA HOUSE, desenhada pelos arquitetos portugueses Mário Sousa e Marta Brandão, venceu o prémio "Edifício do Ano" (2011) na categoria "Casas", atribuído pelo ArchDaily, um dos mais conceituados sites de arquitetura a nível internacional. O motivo do prémio foi porque o projeto revoluciona o conceito de pré-fabricado, combinando estética, funcionalidade e possibilidade de personalização por cerca de 43 mil euros, ou 110 mil reais.

Segundo os autores do projeto "a ideia-base era tornar a arquitetura acessível a todos". e a forma encontrada foi criar um projeto em que a arquitetura pudesse ser alterada sem obras nem custos adicionais, além do baixo custo por ser um processo de fabrico totalmente industrializado. Os pais inspiraram-se nas palavras de Walter Gropius que dizia que "no futuro, cada pessoa terá a possibilidade de encomendar diretamente a um armazém a casa ideal", e também nos conceitos de Le Corbusier que afirmava: "Olhem para a questão [da habitação] a partir de um ângulo objetivo e crítico e inevitavelmente chegarão à Casa-Máquina."

Os arquitetos inspiraram-se na casa japonesa tradicional, exemplo de leveza, flexibilidade e conforto. Os diferentes artesãos japoneses fabricavam as diversas partes da casa em separado, que depois eram montadas como peça de um puzzle.

A MIMA HOUSE não andará muito longe dos conceitos desses famosos arquitetos: uma casa produzida em massa, saudável, bonita e acessível a todos.

A ideia consiste essencialmente em fabricar casas modulares à medida das necessidades e do gosto do cliente. Escolhido o modelo, o pedido entra na fábrica e a casa é entregue em cerca de 30 dias. Não estão incluídos nos custos o transporte para o local da instalação e as licenças necessárias. Mas a grande diferença em relação a outros casas pré-fabricadas, é que depois de instalada e habitada, o cliente pode alterar a posição das paredes sem fazer obras, apenas mudando de lugar as paredes que encaixam em calhas localizadas no piso e no teto. Os painéis podem ser de várias cores. A fachada pode ser em vidro ou opaca, ficando o material e a cor à escolha do cliente, mas se no futuro o proprietário quiser mudar de posição as paredes exteriores também poderá fazê-lo, pois também são móveis e de encaixe, como as paredes interiores. As casas são fabricadas com áreas a partir de 36 m2.

Os materiais utilizados no fabrico da casa MIMA são a madeira maciça e o vidro duplo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário